A fruição possível

Quem assistiu ao Viva Fortaleza da última terça-feira teve uma amostra de como uma parcela da sociedade – que certamente não é uma minoria naquele sentido clássico e meio pejorativo – pode se inserir na sociedade de uma forma menos dependente.

O público portador de deficiência visual e auditiva tem a seu favor a tecnologia e a abnegação de grupos como o Lead, da Universidade Estadual do Ceará. Ligados ao curso de Letras da instituição, os integrantes do grupo – comandados pela professora Vera Santiago – usam um instrumental que permite a cegos, por exemplo, acompanhar filmes com o recurso de audiodescrição, que preenche possíveis lacunas de compreensão surgidas nos segmentos não-falados ou sonorizados de uma produção audiovisual. Em outro campo de atuação, mais difundido, o grupo oferece a facilidade da legendagem aos surdos-mudos.

Conhecemos esse trabalho numa reportagem de Fábio Monteiro, em que presenciamos a aplicação prática dessas ferramentas. A contribuição do Lead com o Viva Fortaleza, no entanto, saiu dos limites da relação jornalista-fonte. Gentilmente, a equipe colocou-se disponível para legendar um dos blocos do programa da última terça, justamente em que se exibiu o VT sobre acessibilidade audiovisual. Todo o segmento, desde as intervenções da apresentadora Gilda Barroso, até as matérias propriamente ditas, contou com o recurso.

Foi uma pequena vitória para uma parte dos portadores de deficiência e também para o programa, que realizou o experimento de forma inédita. Agradecemos à equipe do Lead pela colaboração, em especial Élida Gama (que coordenou o processo de legendagem) e Bruna Leão, que nos sugeriu a pauta.

Abaixo, a matéria:

Rafael Rodrigues
Equipe viva Fortaleza

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: