Uma imagem que vale mil palavras

Você é do tipo que compra um livro ou um disco pela capa? A resposta pode ser sim ou não, mas o fato inegável é que uma boa imagem – tal como nos lembra o dito popular – pode resumir muitas palavras. Ou abre as portas para o que está dito numa obra literária ou musical.

No mundo da música, uma boa capa de disco vence os anos reforçando seu status icônico. A imagem basta para ativar outras memórias – a própria música do artista em questão, sobretudo – e vender visualmente uma idéia ou um conceito que de alguma forma dialoga com aquela obra musical.

O Viva Fortaleza desta quarta-feira (9) vai tratar de tudo isso, numa reportagem de Fábio Monteiro sobre o fascínio das boas capas de discos.

Nossa equipe ouviu pessoas como o pesquisador e colecionador Lenildo Gomes (foto), que mostrou algumas pérolas de sua coleção.

Exemplos de excelentes capas existem aos milhares, e alguns deles estão no VT que exibimos hoje, a partir de 22h40min. Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band é um dos mais referencais. Reproduzida e parodiada ao extremo, a imagem dos Beatles cercados de uma misteriosa entourage de figuras célebres é analisada até hoje nos mínimos detalhes.

É possivelmente a capa mais célebre de todos os tempos. Diz muito sobre o que uma capa de disco pode fazer por um artista: consolidar uma determinada imagem, ofertar uma leitura imagética de um trabalho musical, e, principalmente, dar ao público a chance de imaginar, para além das formas e cores do papelão que embala o disco.

Só a título de ilustração, vale visitar as obras-mosaico que contemplam a história das capas de disco, ao mesmo tempo que homenageiam imagens célebres.

E você, tem uma capa preferida? Fique à vontade em nossa caixa de comentários!

TV O POVO | 48 UHF | 23 NET | 11 TV Show – Hoje 22h40 (inédito) e quinta, às 11h (horário alternativo).

Rafael Rodrigues

Produtor e editor do Viva Fortaleza

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: