Homer ou Pamela? Eis a questão…

O governo da Venezuela acaba de proibir o seriado Os Simpsons, produzido pelo grupo norte-americano FOX, de ser exibido no horário da manhã naquele país. Segundo o governo de Hugo Chávez, já conhecido por dar palpite na programação dos canais locais, o desenho da família amarela não é apropriado para o público infantil. A rede de televisão privada Televen já mudou a grade de programação para se adequar à norma governamental.

Apesar do histórico harbitrário do governo venezuelano, a atitude é bastante interessante, pois trata de adequar a classificação da série, que possui vasto conteúdo adulto, para o horário apropriado. Estranho é saber que o desenho foi substituído pelo sensual SOS Malibu. Aquele mesmo… Com salva-vidas malhadões e a conhecida corridinha à beira-mar, em slow motion, de Pamela Anderson.

No Brasil, o canal por assinatura FOX transmite a atração apenas no período noturno, entrando pela madrugada. Já na TV aberta, o canal que detém a licença do desenho exibe a atração de segunda a sábado durante as manhãs. Enquanto uns interpretam que Os Simpsons contém elementos que não são direcionados ou apropriados para crianças, outros pensam que animação é tudo igual (de Ursinhos Carinhosos a Cavaleiros do Zodíaco). Será?

Os Simpsons é a série que está a mais tempo no ar, possuíndo dez temporadas. Seu criador, Matt Groening, tem total liberdade de criação. Uma cláusula contratual impede que diretores da emissora interfiram no conteúdo do programa. O desenho faz uma critica ácida ao comportamento da família média dos EUA. Apesar de estar num grupo de visão republicana, Os Simpsons é visto como uma obra que está mais afinada com o grupo dos democratas.

Mas afinal, o que você acha que é mais indicado para as crianças venezuelanas: as trapalhadas de Homer Simpson ou as formas generosas de Miss Anderson?

Paulo Alencar
produção VIVA fortaleza

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: