“&fmt=18” ?!

Não. O título desta postagem não foi escrito com o cotovelo. Este é um código que você vai se acostumar a digitar na barra de endereços do seu navegador.

É fato. O internauta dotado de uma conexão banda larga já está acostumado ao ambiente da web 2.0, onde é possível postar e assistir a vários vídeos em sites como o Youtube, Google Vídeos e Yahoo Vídeos. O problema desses sites é que normalmente os vídeos estão em baixa resolução e não se pode perceber nada além de uma sequência enfadonha de “manchas”. Certo? Errado!

A busca por uma alta definição nos vídeos, conhecida como HD (High Definition), difundida pelas últimas investidas da indústria tecnológica em equipamentos revolucionários como a TV digital, parece ter chegado pra valer na Internet com a notícia que o Youtube vai transmitir vídeos em alta resolução. O Youtube HD – como foi batizado o projeto- está previsto para ser lançado no final de deste ano, segundo informa o site de notícias Google Discovery.

Enquanto a tecnologia não é totalmente implantada, alguns vídeos já podem ser vistos no novo formato. Digitando o código &fmt=18 no final da URL (endereço) da página, o vídeo ganha melhorias na imagem e no áudio.

Veja o exemplo:

antes: http://br.youtube.com/watch?v=gN98oWebdJk
depois: http://br.youtube.com/watch?v=gN98oWebdJk&fmt=18

Outro importante lançamento do site, prometido para o final de 2008, é o Youtube Live. Uma web TV com transmissão ao vivo.

A TV digital encanta muitas pessoas pela possibilidade de trazer interatividade, maior conteúdo e alta definição. Dessas três, a única coisa que falta à transmissão via Internet é a imagem super definida. Na verdade, a definição apresentada pelo Youtube ainda é semelhante a HDTV, mas já abre caminho para duas indagações: Será que estamos próximos de conhecer a TV 2.0 com conteúdo produzido pelo usuário? O futuro da TV é cair de vez na Internet?

Paulo Alencar
vivafortaleza@tvopovo.com.br

Uma resposta to ““&fmt=18” ?!”

  1. aki em casa fiko a mesma merda ><
    mas esse video ai q vc deu de exemplo ta ruim ruim, os videos do youtube n são ruins assim.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: